Postado por JANAÍNA DANTAS
23/04/2021

Dia do Livro: Vozes das Periferias fecha parceria para fomentar leitura na favela

23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e para celebrar a data parceria distribui 150 livros na favela da Vila Prudente
No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, data que visa estimular a reflexão sobre a leitura. Entre os benefícios desse hábito estão o estímulo à criatividade, melhora na concentração e memorização, além do enriquecimento no vocabulário e conhecimento de outras culturas. Apesar dos bônus vindos a partir da leitura, aqui no País ela é pouco praticada visto que, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, os brasileiros leem, em média, 5 livros por ano, sendo 2,5 inteiros e 2,4 em partes.

O estudo, que entrevistou mais de 8 mil pessoas em 208 municípios, mostrou que o número de leitores caiu em 4 anos. Em 2015, 56% dos brasileiros tinham o hábito de ler, enquanto, em 2019, a porcentagem foi para 52%. Além disso, também foi levantado que as pessoas pertencentes às classes A e B leem mais que C, D e E.

A dificuldade que as classes mais pobres têm em acessar a cultura está claramente ligada a esses números, visto que 5% dos leitores disseram não ter lido mais porque os livros são caros; e 7% dos leitores porque não há bibliotecas por perto.

Tendo conhecimento sobre a importância de estimular a leitura, o Instituto Vozes das Periferias | Rede Gerando Falcões fechou uma parceria no Dia Mundial do Livro com Mateus Costa, autor da obra Lucas e Takashimi e os sentimentos no tempo, para distribuir 150 livros para as crianças e jovens que atendemos na Vila Prudente e Jd. Sinhá.

Para o escritor, mesmo em uma era digital em que o WhatsApp e o Netflix estão tão presentes na nossa vida, a leitura continua muito importante para estimular a imaginação e a criatividade. Parafraseando Albert Einstein, Mateus deixa o seguinte recado: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Richard Delmondes, aluno de artes, e o escritor Mateus Costa durante ação de doação de livros
Compartilhe nosso conteúdo!
    notícias relacionadas
      Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
      Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
      Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
      Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.