UBS do Jardim Sinhá promove conscientização da população

A Unidade de Saúde Básica (UBS) do Jardim Dona Sinhá, localizada na Rua Jim Clark, Zona Leste de São Paulo, promove ações para prevenção e tratamento de diversas enfermidades para a população local, estimada em 25 mil pessoas.

As campanhas são organizadas por enfermeiras e agentes de saúde, no acompanhamento e desenvolvimento das atividades, que acontecem no espaço interno da UBS e em parceiros, como praças públicas e instituições religiosas.

Com grupos para gestantes, idosos, pessoas com deficiência mental, grupos de dança, tabagismo, planejamento familiar, medida certa para combate à obesidade, acompanhamento de coletores de material reciclável, estas ações tem o objetivo de atingir a população da comunidade para oferecer uma melhor qualidade de vida e saúde, uma vez que a demanda é grande, porém, ainda existe a dificuldade no acesso dos moradores a estes serviços.

Segundo Aguinalda Silva Moreira, enfermeira responsável pelo grupo de gestantes que realiza o acompanhamento de mulheres no período de gravidez, a interação com esses grupos favorece o vínculo entre o serviço de saúde e a comunidade, acarretando uma melhoria nas condições de vida dos usuários. “A população tem uma boa adesão, comparecendo nos grupos com frequência. Porém, muitos ainda não conhecem e isso impacta diretamente na qualidade de vida deles.” diz Aguinalda.

A unidade também promove a conscientização e prevenção de diversas outras doenças, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e o combate à proliferação da Dengue. Dentre as novas ações, está o trabalho voltado às crianças e jovens, com o atendimento médico e atividades esportivas em espaços públicos nas proximidades da comunidade.

As periodicidade e duração dos grupos e campanhas são definidos todo término de ano pela equipe da UBS, para mais eficácia no atendimento e para que a população se programe para comparecer aos eventos e atividades. Esta programação está disponível na própria unidade UBS e acessível à população do Jardim Dona Sinhá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *