Postado por VOZES DAS PERIFERIAS
24/08/2021

Prato Firmeza Preto - Guia gastronômico das quebradas de São Paulo

Projeto mapeia empreendimentos gastronômicos de pessoas negras na capital de São Paulo e das regiões metropolitanas
Escrever um guia gastronômico em meio à pandemia que exige isolamento social não é fácil. Porém, dezessete repórteres de diferentes veículos - Alma Preta, Agência Mural, Periferia em Movimento, Preto Império e Vozes das Periferias - tomaram para si essa tarefa. O resultado foi o Prato Firmeza Preto - Guia Gastronômico das Quebradas.

O objetivo foi mapear empreendimentos gastronômicos - sejam físicos, como restaurantes e lanchonetes, digitais ou por encomenda - de pessoas negras na capital de São Paulo e das regiões metropolitanas, levando leitores e leitoras a salivarem por pratos produzidos nas periferias e centros das cidades que compõem a região. Os sabores são diversos e vão desde pratos de países do continente Africano, até doces e lanchonetes veganas.
Imagem: Prato Firmeza Preto
O guia traz o serviço dos empreendimentos, com informações sobre endereço, horário, área de entrega, os valores médios gastos nas refeições e formas de pagamento. Além disso, informa quais estabelecimentos oferecem opções vegetarianas e veganas. É possível também encontrar o endereço digital e das redes sociais dos empreendimentos.

Conforme diz o Prato Firmeza Preto: "É sobre uma cozinha que não é mais um local de servidão, mas sim de criação e manifestação de cultura, afeto, empreendedorismo, carreira profissional; repleta de referência, conceito, técnica, embasamento teórico e conhecimento ancestral".
O guia possui um capítulo dedicado aos entregadores e entregadoras, tão importantes nesse momento. São quatro textos escritos por eles e elas que fazem a comida chegar às casas e ao trabalho de quem pode colaborar com o distanciamento social.

* Reportagem escrita por Renata Vilela e publicada no Reconta Aí
Compartilhe nosso conteúdo!
    notícias relacionadas
      Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
      Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
      Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
      Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.