Postado por acsa tayane
25/07/2020

Acesso à educação em tempos de pandemia escancara a desigualdade educacional no Brasil

Estudantes enfrentam na pele os desafios de acompanhar aulas online durante a crise do novo coronavírus

Segundo a UNESCO, a falta do acesso à educação no Brasil está intrinsecamente ligada com as desigualdades sociais apresentadas no país. E a situação se agrava ainda mais em tempos de pandemia, como agora, com a chegada do novo coronavírus.

Como uma das alternativas para evitar a propagação do vírus, as aulas foram suspensas e por isso, as redes de ensino buscam alternativas de educação remota. Mas, as limitações tecnológicas acentuam ainda mais a desigualdade do acesso à educação no país. Enquanto filhos de famílias com poder aquisitivo mais alto podem continuar estudando em casa com celulares, computadores portáteis e com acesso à internet, outros milhões de estudantes ficaram completamente desconectados do ambiente educacional.

Os caminhos trilhados pelo país no que diz respeito à educação são controversos e criam um ambiente de dúvidas em relação ao futuro próximo. Com a proposta de Ensino à Distância, jovens de comunidades enfrentam a batalha de continuar seus estudos. Sem acesso à internet e muitas vezes sem computadores, o sonho de chegar ao ensino superior se torna ainda mais distante no horizonte do vestibulandos de favelas de todo o Brasil.

As dificuldades impostas pela exclusão digital amplia o abismo que separa os estudantes periféricos de uma vaga na universidade. Sem saber qual será o impacto do Coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos demais vestibulares, estudantes temem em não conseguir ingressar no ensino superior no próximo ano letivo.

Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.