Postado por Acsa Tayane
30/09/2020

Atleta profissional e youtuber, Samuel é referência para jovens da periferia no universo futebolístico

“Não para, não podemos parar” esse é o lema do craque da quebrada
“Bola na rede pra fazer o gol. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” certamente, você já ouviu esse trecho da canção gravada pela banda brasileira Skank. Considerada por muito tempo um “hino do futebol”, a música retrata de forma primorosa um jogo e toda a paixão que corre nas veias de um torcedor.

Quando se fala em paixão pelo futebol, sem dúvidas, é necessário mencionar o craque da periferia, Samuel da Silva (26), o Samuca e para os mais chegados, o Sam. Sua história com a bola começou no projeto construindo o futuro, conhecido como OZEM. Lá ele aprendeu a jogar, a ganhar, a perder e principalmente, a persistir, “Graças ao futebol eu sei assumir meu compromisso. Se eu apanhar eu sei levantar e tentar novamente. Mas, além tentar, eu aprendi a me arriscar”, comenta o atleta.

Quando tinha de 14 para 15 anos, Samuel perdeu o pai, que também era atleta. Conhecido como Metralha, o ex-jogador do Vera Cruz FC, foi o seu grande incentivador. Apesar da perda, Samuel não deixou de continuar buscando pelo seu sonho. Com uma longa carreira e pouca idade, o craque já passou por alguns times e já foi até driblar a bola nos gramados de Portugal pelo Atlético Clube Alcanenense.
Originário da Favela da Vila Prudente, o jogador agora é também conhecido na comunidade por conta de seu canal 2 toques resenha, no YouTube. Nele, Samuel e seus parceiros fazem desafios de futebol e realizam uma série de entrevistas com os próprios moradores da quebrada, “Por meio do canal eu posso contar histórias incríveis de pessoas da comunidade. Lá, batemos papo, falamos sobre as vitórias e derrotas da vida real. É literalmente uma resenha”, comenta. Buscando mostrar a relação intensa entre os moradores e a comunidade, o canal que bateu recentemente 2 mil inscritos tem uma linguagem livre, dinâmica, sem amarras e divertida.

Ao percorrer as cidades brasileiras, de norte a sul o futebol se faz presente, seja em grandes estádios, campos simples com chão batido ou até mesmo na internet. A história de Samuel se assemelha a de muitos jovens que, ao longo da vida, nutrem o sonho de se tornarem jogadores de futebol. As sementes plantadas hoje por personagens como ele, mostra que o esporte e sua prática vai além da fama e das disputas dentro dos estádios e ginásios, “O futebol ensina muitas coisas, ele é capaz de transformar vidas, e ele transformou a minha”, finaliza o atleta.
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.