24 de março de 2020

Campanha de conscientização mobiliza moradores de favelas contra o coronavírus

Cartazes são espalhados por comércios de diversos bairros da periferia para prevenir a infecção e
disseminação do vírus Covid19
Controlar o contágio da população pelo novo coronavírus é um desafio que está mobilizando os esforços dos governos federal, estadual e municipal, além da mídia, instituições religiosas e personalidades. Porém, pouco é disseminado sobre a questão da contaminação do Covid19 nas periferias. A mobilização feita até então ainda não inclui os espaços periféricos e deixa boa parte da população favelada desacreditada ou desconhecendo os perigos que o novo coronavírus pode trazer para nossa população.

Por isso, coletivos de comunicação, ativistas, líderes sociais e comunicadores estão se mobilizando pra levar informações verídicas aos moradores das comunidades. Através das redes sociais, canais de comunicação, aplicativos de mensagem e na atuação de campo, informam a população sobre os cuidados para evitar a infecção e proliferação do Novo Coronavírus.

Entre as frentes da ação, estão a confecção de memes, imagens de divulgação pela internet através das redes sociais de métodos de isolamento e prevenção do vírus e a colagem de cartazes em comércios e ruas das favelas, com recomendações dos órgãos de saúde para controle da circulação em lojas, mercados, padarias e pequenas vendas, evitando a contaminação.

Com grande parte da população ainda descrente ou nas adotando medidas de prevenção ao Novo Coronavírus, a comunicação comunitária serve como ferramentas de enfrentamento a disseminação da doença. A favela, sempre excluída de oportunidades e serviços essenciais à vida, mais uma vez não é representada nas ações e campanhas de conscientização dos veículos de comunicação de massa.
O isolamento social, difundido com veemência por artistas e famosos, ainda é obstáculos nas comunidades formadas pela classe trabalhadora que não tem o poder de opção da quarentena. Enfrenta todos os dias a rotina do trabalho e os riscos da proliferação do vírus em sua comunidade e casa. Para atenuar esse quadro, a sensibilização de métodos de prevenção pode evitar uma tragédia, que seria a chegada do vírus as periferias.

Com cartazes, a população recebe informações de como deve acontecer o distanciamento social, as orientações de prevenção em espaços públicos e a condutas após a saída do isolamento. Por sua vez, os comerciantes locais, que não podem recorrer ao isolamento e necessitam de seus negócios para sobrevivência, também recebem orientações de como manter o atendimento à clientes sem se expor e expô-los ao contágio.

Aos poucos a mudança nas rotinas passa a ser perceptível. Em alguns comércios já existe o controle de clientes, o distanciamento social, em aproximadamente 1 metro de distancia, além da mudança no atendimento, a troca da venda presencial pela por aplicativos ou entrega domiciliar.

Estas e outras ações são importantes para contenção da disseminação do novo coronavírus nas favelas e comunidades de periferia. Moradores precisam se conscientizar e comunicadores informar seus pares da importância de prevenção como forma de segurança da vida do povo de nossas favelas.
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.