Jovem empreende cultura e arte na periferia

Músico oferta cursos para capacitação artística e transformação social
Inaugurado no fim do ano passado, o Curió Espaço Musical é um empreendimento cultural que promove o aprendizado de diversos instrumentos musicais, afim de difundir a música como motivadora da troca de saberes e experiências. Idealizado pelo jovem Gabriel Souza, 22, morador do Jardim Sapopemba, localidade nas imediações do bairro do Sapopemba, o espaço é destinado à crianças, jovens e adultos.

A escola musical localizada na Rua Francisco Barroso, número 81, próximo ao Hospital Estadual do Sapopemba, é uma iniciativa pioneira na região, escassa de ferramentas de inclusão cultural e artística. Com ensino de violão, canto, guitarra, bateria e outros instrumentos, o Curió Espaço Musical, prioriza o desenvolvimento dos seus alunos com foco na autonomia musical, utilizando diversas metodologias, visando auxiliá-los a alcançarem excelentes resultados.

Com vasto currículo e experiência musical, o jovem Gabriel, que é Técnico em Regência pela ETEC de Artes de São Paulo, integrante da Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo e se apresentou em diversos locais de grande importância para o cenário musicista do país, como o Theatro Municipal de São Paulo, as maiores motivações para criar este espaço são a oportunidade experimentar novas ideias de ensinar e ofertar uma oportunidade a quem não tem acesso a produções musicais.

Gabriel Souza
"A minha ideia é o Curió ser um ponto cultural do bairro e da região, para poder ofertar além dos cursos regulares de instrumento que possuem um custo baixo para quem deseja aprender, ofertar oficinas de música, cursos de práticas musicais como percussão corporal, ritmos afro-brasileiros e formações para educadores, pais e apaixonados por música que tenham interesse em entender mais e mais desse universo", relata Gabriel.
Ainda segundo o músico, a arte e a cultura são instrumentos que possibilitam as pessoas transcenderem suas realidades e superarem barreiras sociais. Sua própria trajetória ratifica essa visão, quando iniciou os estudos no Programa Fábricas de Cultura do governo do Estado, jamais imaginaria que a música o levaria a se apresentar em diversos teatros, participar de orquestras e viajar pelo país. "Para nós que moramos na periferia, essas coisas muitas vezes parecem de outro mundo, muito distantes da nossa realidade. Tinha que ir para Zona Norte estudar aos sábados, na casa do meu professor Rodrigo Ramos, que foi um baita padrinho me emprestando o primeiro instrumento. Minha mãe me levava, gastávamos quase duas horas e meia para chegar lá.", detalha o agora professor que incentiva novos músicos a seguirem seus passos.

Em uma realidade de falta de oportunidades, o Curió Espaço Musical é um oásis, que nasce com o intuito de levar novas perspectivas aos moradores da periferia da zona leste de São Paulo.
Curió Espaço Musical
End.: Rua Francisco Barroso, nº81 – Jardim Sapopemba
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 21h/ Sábados das 9h às 16h
Tel.: (11) 93294-1288 (whatsapp)
Email: curioespacomusical@gmail.com
Instagram: @curioespacomusical
Facebook: @curioespacomusical
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.