25 de novembro de 2019

Renda em metade dos domicílios de São Mateus e Sapopemba é no máximo 2 salários mínimos

Em território com média de 4 pessoas por domicílio, pessoas vivem com renda inferior à 2 salários mínimos
A população de São Mateus e Sapopemba vive em média com R$ 2 mil reais por mês, dividindo este vencimentos por domicílio. É o que aponta a Pesquisa Indicadores de Território, onde 46% da pessoas entrevistadas dizem se manter com no máximo 2 salários mínimos em suas residências. Tal quadro mostrar a situação econômica precária em que os moradores destes territórios vivem. Com média de 4 moradores por habitação, índice apontado pela mesma pesquisa, o morador de São Mateus e Sapopemba sobrevive com R$ 500 reais mensalmente para custear habitação, transporte, alimentação, saúde, segurança e lazer, dentre outras necessidades básicas de todo cidadão.

Este dado é alarmante, visto que a pesquisa é realizada em dois dos bairros com maiores indicadores de vulnerabilidade da cidade de São Paulo. Em um espaço de extrema exclusão social, proveniente de uma desigualdade de oportunidades, construído à partir da marginalização da classe trabalhadora, explorada desde os tempos coloniais, tal fator econômico ainda persiste a nos retratar a manutenção do controle social através da baixa renda nas periferias.
Aliado à crise econômica e política em que nosso país custa atravessar, políticas públicas que não ofertam perspectivas de geração de renda à população vulnerabilizada e a inserção de novas formas de precarização dos meios de produção, os indicadores de território constatam uma dura realidade de nosso povo.

Como possibilidade de sobrevivência à este estado caótico, estão os modelos de cooperativas e economia solidária, onde trabalhadores aliam-se para ofertar produtos e serviços de baixo custo, porém essenciais para a continuidade da vida nas comunidades e que suportem o fardo do desemprego e informalidade, na espera de mudanças econômicas e políticas que atendam suas reais necessidades.
Compartilhe nosso conteúdo!


Please set the Disqus ShortName in block Settings


notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.