1 de julho de 2019

Vozes forma a primeira turma de fotografia no Jardim Sinhá

No primeiro semestre de 2019, o Coletivo de Comunicação Comunitária Vozes das Periferias formou sua primeira turma em capacitação profissional de Introdução à Fotografia no Jardim Dona Sinhá, que é composto por conjunto de favelas no bairro do Sapopemba. Foram 13 jovens e adultos que obtiveram formação técnica em utilização de equipamentos fotográficos, composição fotográfica, estilos fotográficos e produção fotográfica. Em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Esperança, entidade religiosa da região, os alunos participaram do processo de formação com o fotógrafo e líder do Vozes no Jardim Sinhá, Wallace Morais.

Foi o primeiro curso de capacitação profissional ofertado na história da comunidade, que surgiu à aproximadamente 70 anos, e que sofre com a exclusão social, falta de políticas educacionais, inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Iniciado em Fevereiro deste ano, o curso contou com duração de 4 meses e abriu uma nova perspectiva de oportunidades à população, com iniciação profissional em sua própria comunidade.

Depois de formar jovens e adultos comunicadores nas comunidades da Vila Prudente e outras periferias de São Paulo, o Vozes das Periferias começou uma nova etapa em sua expansão. Atuando desde o início de 2018 na favela do Jardim Dona Sinhá, antes com o jornal impresso e reportagem em suas redes digitais, agora, também passa a formar cidadãos nas áreas de comunicação. Objetivando a formação de novos colaboradores locais, ingressa também novos profissionais no mercado de trabalho, utilizando esta ação como catalizadora de oportunidade em meio a uma realidade de desemprego que afeta diretamente as populações de periferia.

O curso, que foi dividido em quatro módulos e teve duração de 28 aulas, aproximou os alunos da prática de um curso profissional em fotografia, com a utilização de equipamentos, regras de composição e elaboração de um projeto fotográfico intitulado, "Minha História", onde os alunos fotografaram pessoas, objetos e locais que contam fatos de sua realidade.

No segundo semestre de 2019 o Vozes promoverá uma segunda formação em Fotografia no Jardim Dona Sinhá, além de ingressar sua primeira turma de jornalismo na localidade. O intuito é capacitar jovens e adultos nas áreas de comunicação, objetivando o protagonismo social dos mesmos e iniciar a formação da equipe de colaboradores do Coletivo na localidade.

Turma de Fotografia
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.