Postado por ACSA TAYANE
18/05/2021

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

De acordo com o balanço mais recente do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), dos 159 mil registros feitos ao longo de 2019, 17 mil são relacionados à violência sexual infantil
Nesta terça-feira, 18 de maio, é instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e ressaltar a responsabilidade da sociedade, bem como do estado em garantir proteção integral à crianças e adolescentes, assegurando-lhes seus direitos fundamentais.

Essa data foi escolhida em memória à Araceli Crespo. Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), a menina de apenas oito anos de idade foi sequestrada, violentada e assassinada, tendo todos os seus direitos humanos violados.

Histórias como a de Araceli, infelizmente, são frequentes no Brasil. De acordo com o balanço mais recente do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), dos 159 mil registros feitos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes. Dentre esse número, 17 mil são relacionados à violência sexual infantil.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência, seja ela de natureza física, psicológica ou sexual. Vale ressaltar que a violência sexual contra meninos e meninas pode ocorrer em diversas idades, inclusive em bebês. Estar atento e manter os cuidados com crianças e adolescentes é um dever de todos. Se suspeitar ou souber de algum caso de violência sexual contra crianças e adolescentes, denuncie. Para isso, basta ligar no Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.