Postado por Talita Fiocchi
23/10/2020

Empreendedorismo na quebrada: Lá da Favelinha

O que começou com a intenção de ser uma biblioteca e oficina de rap, se transformou um grande projeto social

O Centro Cultural Lá da Favelinha surgiu a partir da visão de Kdu dos Anjos. O rapper, ator, cantor, poeta, e um tanto de outras coisas, via a potência artística nas pessoas de sua comunidade e resolveu tentar fazer algo sobre isso!

A principio sua ideia era ter um espaço para dar oficiana de rap e uma biblioteca para os moradores do entorno. Porém, foi surpreendido quando mais de mil pessoas compareceram a sua primeira aula, no início do Lá da Favelinha.

Dessa forma, foi possível entender como a comunidade local estava interessada na iniciativa de Kdu, que com a ajuda de voluntários, logo se estendeu a outras atividades, como: aulas de inglês e espanhol para diferentes faixas etárias, passinho, yoga, dança, espanhola, rap, oficina de MCs, entre outros.

“ Os meninos se tornam multiplicadores dessa ideia e se tornam agentes culturais sociais da comunidade”
Mantendo sua essência de ser auto gerido e voltado à comunidade local, o Lá da Favelinha se transformou em outros projetos, como o Remexe Favelinha, que transforma roupas em outras peças como pochetes, gerando renda para para a população local. Atualmente, o projeto está voltado apenas a produzir máscaras para a comunidade do Aglomerado da Serra.

As produções de roupas e acessórios pelo Lá da Favelinha acabaram por gerar o Favelinha Fashion Week, que veio do reconhecimento da beleza encontrada na comunidade local, e a disponibilidade de um beco chamado Passarela dentro do Aglomerado da Serra. Começava ali o primeiro Favelinha Fashion Week, que no ano passado teve edições Belo Horizonte, São Paulo e Londres.

Seguindo outra vertente artística, existe o Favelinha Dance, que é um grupo de dança com o intuito de estudar e difundir o funk, e a Disputa Nervosa, batalha de passinho que já foi convidado para grandes eventos em todo o país. Existe também o Favelinha Futebol Clube, time de futebol e projeto social dentro do Aglomerado da Serra.

As iniciativas do Lá da Favelinha vem pra empoderar e dar visibilidade à periferia. A pandemia afetou diretamente a renda de atividades artísticas deles e, por conta disso, estão com financiamento coletivo aberto no momento. Você pode ajudar clicando aqui.

Conheça o Lá da Favelinha:

Instagram | Facebook | Youtube
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.