Postado por Acsa Tayane
27/11/2020

Instagram vira ferramenta pedagógica na pandemia

Pais buscam soluções para conciliar isolamento social e atividades para as crianças
O período de isolamento social não está fácil para ninguém, principalmente para famílias com crianças. Como estão em pleno desenvolvimento físico e mental, os pequenos têm necessidades diferentes, querem brincar e fazer novas descobertas.

Mas, com a incerteza sobre o futuro, eles começam a demonstrar que estão com o nervos a flor da pele: o aumento do estresse, irritabilidade, tristeza e conflitos familiares são alguns do sinais de esgotamento.

Neste cenário de caos e incerteza, cabe aos pais ou responsáveis adaptar o dia a dia das crianças e driblar a nova realidade. Com as escolas fechadas, muitas mães querem estimular o desenvolvimento de seus filhos em casa, mas às vezes faltam ideias e conhecimento na área.

Em busca de inspiração, elas recorrem ao Instagram, já que, de fato, este é um dos aplicativos que mais oferece ideias. Nele, é possível encontrar pessoas das quais os usuários se identificam e que compartilham momentos e experiências parecidas quando o assunto gira em torno de crianças em casa na quarentena. Justamente por essa situação, de uns tempos para cá, começaram a surgir perfis na rede social que apresentam sugestões de conteúdos e atividades pedagógicas que pais e filhos podem fazer durante o confinamento.

Paloma Gomes, 24, é mãe da Lorena de 3 anos e da Heloísa de apenas 4 meses. Para tentar encarar o período com um pouco de humor e ainda ajudar outras famílias a enxergarem que não estão sozinhas, ela passou a dividir um pouco da rotina das suas filhas na rede social. Formada em Pedagogia e Educação Física, ela compartilha em seu perfil ideias de atividades pedagógicas e brincadeiras para fazer com a criançada, “Toda criança deve ser estimulada, vista como única, quanto mais você investe nela mais o cérebro dela é estimulado. Claro, respeitando o tempo e a vontade da criança”, comenta a pedagoga.

Além disso, Paloma também ressalta que essas atividades, quando feitas em conjunto, conseguem garantir uma melhora significativa no relacionamento familiar. “Devemos ter um momento especial com a nossa criança, chama-se tempo de qualidade, onde os pais serão apenas do filho. O brincar gera uma conexão incrível entre filhos e responsáveis”, finaliza.
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.