WALLACE MORAES | JD. SINHÁ
17/06/2021

Intervenção democratiza acesso à cultura na periferia

Artista do Jardim Sinhá realiza projeto que revitaliza rua com grafite, música e conscientização
No último dia 29 de maio ocorreu uma intervenção cultural e artística que mobilizou diversos artistas, entre grafiteiros e músicos, além de moradores do Jardim Dona Sinhá, na zona leste de São Paulo. A atividade que ocupou a Rua Genova, importante ponto de travessia de veículos e pedestres na comunidade, durou todo o dia e promoveu o acesso à pintura e grafitagem em muros e paredes.

Em iniciativa idealizada pelo artista Carlos Eduardo, mais conhecido como punk, grupos artísticos, culturais e musicais de periferia se apresentaram em meio às pinturas criando um novo espaço de intervenção cultural na comunidade. O projeto tem como objetivo trabalhar a comunicação visual de periferia, dar acesso à liberdade de expressão e oportunidade para jovens e adultos utilizarem sua liberdade de pensamento em prol de uma conscientização em favor dos moradores da comunidade.
Carlos Eduardo, que foi o articulador desta ação, é morador da comunidade. O artista já realiza inúmeros trabalhos e intervenções em diversos espaços públicos em ruas e vielas do próprio Jardim Sinhá e em equipamentos públicos na região de Sapopemba. Segundo Punk, o acesso à cultura e arte é uma oportunidade de criar novas perspectivas para as crianças jovens e adultos moradores de periferia, que sofrem com a falta recursos e escassez de direitos situação do punk.

“Conheço muitas pessoas que fazem este tipo de trabalho aqui em Sapopemba, mas que fazem cada um na sua panela. Minha ideia foi juntar artistas, músicos e a comunidade para mostrar a arte e dar uma oportunidade aos jovens da periferia”, disse punk sobre a importância da ação.
INTERVENÇÃO
FEITA
POR PUNK
NO JD. SINHÁ
O próprio artista colabora com materiais e instrui com técnicas artísticas as ações culturais e a qualificação dos novos artistas vindos da periferia. O projeto ainda pretende criar outras atividades de intervenção nesta viela e em outras da comunidade do Jardim Sinhá, com apoio no setor público, iniciativa privada e da população da comunidade. Para conhecer o trabalho e apoiar o trabalho de Carlos Eduardo punk visite os perfis do artista nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/carloseduardo.artistapunk
Instagram: https://www.instagram.com/artistapunk/


Compartilhe nosso conteúdo!
    notícias relacionadas
      Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
      Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
      Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
      Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.