Postado por Beatriz Nagai
02/10/2020

Maior torneio de futebol das favelas acontece no Brasil

A Taça das Favelas impulsiona os jovens no esporte

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e no Brasil não é diferente, trazido para nosso país há mais de um século pelos ingleses, hoje ele se fundiu à nossa cultura e faz parte do dia a dia de milhões de pessoas. O nosso contato com o esporte não se resume apenas a acompanhar os jogos profissionais pela televisão ou nos estádios, o brasileiro também gosta de praticá-lo e foi a partir desse gosto que surgiu o futebol amador, ou como é chamado em São Paulo, futebol de várzea.

A Taça das Favelas, que teve sua primeira edição em 2012, é um torneio de futebol amador disputado entre moradores das favelas do Brasil, com o intuito de promover a troca de experiências entre os jovens periféricos de todas as regiões. O evento vem crescendo nos últimos anos, tanto que nomes como Zico, Romário e Cafu prestigiam e apoiam a ideia do que hoje se tornou o maior torneio de futebol entre favelas do mundo.

A competição é realizada pela CUFA – Central Única das Favelas, uma instituição que visa promover a cultura periférica e proporcionar acesso para os moradores das favelas à diversas atividades e projetos voltados para o esporte, educação, artes, saúde, entre outros.

Além da integração entre comunidades, o campeonato muitas vezes proporciona o reconhecimento de novos talentos do esporte, como Patrick de Paula, (21), que disputou a Taça das Favelas do Rio de Janeiro em 2017, se destacou entre os jogadores e atualmente é meio-campista do Palmeiras, time pelo qual o jovem já vestiu a camisa em 23 jogos desde sua contratação.
Time Complexo Casa Verde, vencedoras da Taça das Favelas (feminino) de São Paulo, em 2019
Foto: Fernando Pilatos
Time Parque Santo Antônio, vencedores da Taça das Favelas (masculino) de São Paulo, em 2019
Foto: Fernando Pilatos


Em 2020, a Taça das Favelas tinha uma projeção de reunir cerca de 600 mil jovens participando de peneiras do torneio, mas devido a pandemia do novo coronavirus, teve um adiamento até que as coisas se normalizem e que os jogadores não sejam colocados em risco.

Para mais atualizações sobre a peneira, o torneio e outras novidades, é possível visitar o site oficial da Taça das Favelas ou sua página do Facebook.

Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.