Postado por Beatriz Nagai
21/09/2020

Música: da quebrada para o mundo

Artistas que vieram da quebrada e hoje são referências na música nacional
As periferias são berços de grandes nomes da música brasileira, que muitas vezes sem estrutura ou apoio financeiro, mostraram todo seu talento quando encontraram oportunidades em suas jornadas. Hoje, esses artistas construíram uma carreira de sucesso no cenário musical, não esquecendo suas raízes e lutando para que os que vieram depois também tenham chances de exibir a potência das quebradas para o mundo.

Confira alguns deles:
Negra li
Nascida e criada na Vila Brasilândia, bairro periférico na zona norte de São Paulo, Negra Li tem uma carreira de mais de 20 anos no Hip Hop. Ex-integrante do grupo RZO e com parcerias musicais como Charlie Brown Jr., Rael e Akon, hoje a rapper segue solo e é uma grande referência para a nova geração de mulheres no Rap. A cantora faz questão de contar sobre sua história e origens em músicas como "Brasilândia", "Raízes" e "Favela Vive 3".
BK
Com 31 anos, BK, nome artístico de Abebe Bikila Costa Santos, é um rapper nascido na região de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O cantor também morou no Morro Santo Amaro e passava boa parte de seu tempo na Cidade de Deus, lugares onde teve grande contato com o funk e o RAP e consolidou sua carreira na música. Atualmente, BK é influência no cenário do Rap e já fez grandes apresentações como seu show no Espaço Favela do Rock In Rio, em 2019.
SABOTAGE
Sabotage cresceu na Favela do Canão, na capital paulista. O cantor teve contato com o tráfico quando ainda era muito novo, mas foi na música que encontrou seu caminho para o sucesso, sendo uma das maiores referências quando falamos de Rap, mesmo após quase 20 anos de sua morte. O rapper, que também chegou a atuar em filmes como Carandiru, nunca esqueceu suas origens e lançou músicas como "Canão Foi Tão Bom", "No Brooklin" e "Um Bom Lugar", compartilhando toda sua vivência com o mundo.
seu jorge
Antes de ser um músico que mescla estilos como MPB, samba e soul, Jorge Mário da Silva, mais conhecido com Seu Jorge, teve vários trabalhos ainda quando criança, na época em que morava no Gogó da Ema, favela da zona norte do Rio de Janeiro. Hoje, com espaço consolidado na música e no cinema e sucessos como "Carolina" e "Trabalhador", Seu Jorge é inspiração para os jovens que buscam carreira artística.
Mc Carol
Uma das cantoras mais conhecidas do funk, MC Carol conhece a realidade da vida periférica de perto. Do alto do Morro do Preventório, no estado do Rio de Janeiro, Carolina de Oliveira se tornou MC Carol cantando versos com temáticas sociais, liberdade sexual da mulher e também sobre seu cotidiano, com letras fortes, mas que representavam sua vivência. Hoje, a MC diz que o funk a salvou, dando um novo rumo à sua vida e proporcionando uma carreira de sucesso para a jovem.


Fotos:
@Sabotagemaestrodocanaooficial/Facebook - Foto: Marcos Vilas Boas

@Negrali/Facebook - Foto: Carolina Demper

@Bkttlapa/Facebook - Foto: Cauã Csik

@Seujorge/Facebook - Foto: D+ Photos

@Mccaroldeniteroioficial/Facebook - Foto: Fernando Schlaepfer
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.