Postado por Beatriz Nagai
23/10/2020

“O que a quebrada te ensina para a vida?”

Iniciativa de grupos culturais fazem da quebrada uma sala de aula
ALocalizado na zona sul de São Paulo e com mais de 360 mil habitantes, o bairro do Grajaú é um dos mais famosos da cidade. Apesar de ser uma região onde um grande número de moradores não tiveram acesso ao ensino superior ou até mesmo à escola, o local não fica para trás no quesito riqueza cultural.

Foi observando o potencial do território junto à vontade de transformar a vida das pessoas e mostrar que a quebrada tem muito a oferecer, que uma rede de coletivos do extremo sul paulistano idealizou a UniGraja - Universidade Livre Grajaú. A iniciativa, que surgiu em 2018, tem como objetivo fazer com o que esse território seja reconhecido e cresça como uma “quebrada educadora”, fomentando a cultura e os saberes locais através de vivências em arte, empreendedorismo, produção cultural e sustentabilidade.

A UniGraja, junto com agentes culturais da região, já articulou diversas atividades desde seu surgimento, uma delas foi o encontro “Sustentabilidade ambiental e institucional”, uma reunião para discutir e aprender sobre educação ambiental que ocorreu na sede da Cooperpac (iniciativa integrante da UniGraja). Outra ação foi a vivência “Muros e Redes: Construção de Narrativas Periféricas”, que contou com jovens do Circo Escola Grajaú para dialogarem e elaborarem narrativas periféricas através da arte e do jornalismo.

Mesmo em tempos de pandemia, a UniGraja não parou com os projetos, em junho deste ano realizaram o lançamento de 3 materiais online que documentam todo o trabalho feito desde 2018, sendo um relatório completo, um documentário produzido pelo coletivo Graja na Cena e uma história em quadrinhos ilustrada por William Mangraff, artista visual e educador na zona sul.

Confira mais sobre a UniGraja em seus perfis do Instagram e Facebook ou acompanhe as iniciativas que fazem parte da Universidade Livre Grajaú: Agência Cresce, Casa Ecoativa, Cooperpac, Graja na Cena, Imargem, Meninos da Billings, O que cabe no meu prato?, Periferia em Movimento e Salve Selva.

UNIGRAJA
A quebrada é nossa sala de aula
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.