Postado por Vanessa Barreto
30/10/2020

Outubro Rosa

Entenda o que é e qual é a importância na sociedade
“Quando inicia o décimo mês do ano os hospitais, escolas, museus e pontos comerciais ganham detalhes cor de rosa na decoração e profissionais de diversas áreas carregam uma fitinha na cor rosa em forma de laço.”

O simples detalhe em incluir a cor rosa nas decorações tem o principal objetivo de trazer o conhecimento sobre o câncer de mama para a população, e servir como um lembrete para quem já conhece.

O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização conhecida e comemorada mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, instituições de ensinos e entidades. O movimento surgiu nos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e é conhecido como o período do mês de outubro reservado especialmente para campanhas de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero.

Qual é o objetivo da ação?
O principal objetivo da ação é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

O câncer de mama:
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Os principais sintomas são pequenos nódulos na região do seio ou axila, pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido. A doença pode ser detectada em fases iniciais, na maioria dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Independentemente da ideia, todas as mulheres, podem conhecer seu corpo e saber tudo o que é e o que não é normal em suas mamas. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres a partir de 50 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos, pois o exame pode ajudar a identificar a doença antes do surgimento dos sintomas.

Como ajudar a causa?
O primeiro passo é manter-se informado(a) sobre o câncer de mama, principalmente em relação às formas de detecção precoce da doença. Dessa forma, você se torna um grande aliado da causa ajudando na divulgação da importância dos métodos preventivos, como a realização do autoexame das mamas e mamografia. Seguindo essa linha, você também pode aproveitar o mês de outubro e se tornar um divulgador do Outubro Rosa, seja na sua família, entre os amigos, no trabalho ou em suas redes sociais.
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.