Postado por Talita Fiocchi
28/09/2020

Funk consciente traz letras de esperança e inspira jovens da quebrada

O sub-gênero do funk aborda de questões sociais à vitória da periferia

O funk mostra cada vez mais sua potência, agrupando diversos sub-gêneros dentro de seu guarda-chuva, como proibidão, ostentação e consciente. Cada um deles com sua particularidade enquanto mantém a essência.

O funk consciente sempre esteve presente durante toda a história do gênero musical, e vem conquistando bastante espaço no cenário atual. Ele é feito da periferia pra periferia, com letras que falam sobre a esperança em dias melhores, fé, problemas sociais, além da vitória da periferia diante dos obstáculos enfrentados no cotidiano.

Confira abaixo algumas músicas desse estilo:
Sou Vitorioso - MC Lele JP e MC Neguinho do Kaxeta

O single conta um pouco a história do Mc Lele JP, que encontrou na carreira musical um caminho a seguir.
O clipe mostra como o encontro de MC Lele e MC Neguinho da Kaxeta influenciou o futuro do mais novo quando estava apenas sonhando em se tornar músico.
A música descreve a vitória diante dos obstáculos enfrentados por MC Lele para se manter, e como sua fé o auxiliou neste caminho.

Céu de Pipa - MC Marks

Na letra MC Marks conta sobre sonhar com um cotidiano tranquilo em que a favela acorde com paredes cheias de tinta, céu cheio de pipa e casas com sacadas viradas para piscinas.
A critica social do MC fala sobre a invisibilidade da periferia na sociedade, sobre o tipo de histórias que eles tem pra contar, e que se permite cantar sobre seus sonhos.


Eu tenho um Sonho - MC Juju

MC Juju tem apenas 13 anos e o clipe da música Eu Tenho um Sonho alcançou quase dois milhões de visualizações em 6 meses de lançamento. Ela conta sobre correr atrás de uma melhora pra sua família, com sabedoria e insistência, e como se sente agradecida por seu talento.

Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.