Postado por Talita Fiocchi
22/08/2020

Saraus: espaço cultural para além do presencial

Como eventos públicos estão aproximando pessoas em tempos de distanciamento social
Organizados por coletivos, os saraus ocupam lugares comuns na cidade, transformando-os em espaços artístico-culturais abertos a receber poesia, dança e música de seus frequentadores. Dentro das periferias, eles também dão voz a seus moradores, disseminando a potência da literatura local.

A ocupação desses espaços pode vir de uma troca com sua comunidade, como nos indica Dandara Sousa, organizadora do Sarau Apoema, do Jardim Ângela, em atividades há apenas dois anos. O coletivo conta com o apoio de associações e comércio local para realizar suas edições presenciais, que estavam programadas para acontecer mensalmente em sua sede, na Sociedade Santos Martires. Porém, com a chegada da pandemia, tiveram que se reinventar: suas edições migraram para o formato online, mas ainda contando com o apoio da comunidade, com uma barbearia tradicional do Jardim Ângela disponibilizando sua página no Facebook para a realização de uma das edições durante o distanciamento social.

Para além do Sarau, Dandara fala sobre a transformação que o bairro vem tendo a partir das iniciativas culturais de seus moradores: “O Jardim Ângela há muito tempo atrás era um dos bairros mais perigosos [da cidade]. Hoje a gente ainda tem muita violencia, mas o que tá sobressaindo tudo isso é a arte, é a cultura.”

O comprometimento com a disseminação da arte e cultura vai além dos eventos: com projetos de oficinas literárias e os saraus, atualmente o Apoema é financiado totalmente por seus organizadores, mas a ideia é escrever futuramente para editais.

Confira abaixo alguns Saraus que aderiram ao formato remoto:
Sarau Apoema
Formado em 2018, tem usado o Facebook como principal plataforma de suas atividade durante o distanciamento social. https://www.facebook.com/sarauapoema
https://www.instagram.com/sarauapoema/

Elo da Corrente
Fundado em 2007, o Coletivo Literário Elo da Corrente realiza seus saraus no Bar do Santista, em Pirituba. Atualmente os eventos adquiriram formato remoto, sendo realizados por lives no Instagram e disponibilizados no IGTB do grupo.
Instagram: https://www.instagram.com/sarauelodacorrente2007/
https://www.facebook.com/ElodaCorrentesarau

Sarau da Brasa
Com 12 anos recém completados, o Sarau da Brasa têm usado o Facebook para fazer lives na sua página do Facebook: https://www.facebook.com/Sarau-da-Brasa
https://www.instagram.com/saraudabrasa/

Sarau Urutu
O evento recebe o nome da rua onde acontece, Urutu, na Zona Leste de São Paulo. Atualmente o sarau acontece duas vezes ao mês, aos domingos, no Facebook.
https://www.facebook.com/sarauurutu
https://www.instagram.com/sarau_urutu/
Compartilhe nosso conteúdo!
notícias relacionadas
    Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
    Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
    Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
    Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.