Postado por janaína dantas
09/06/2021

Dia da imunização relembra importância das vacinas

Segundo a OMS, vacinação evita de dois a três milhões de mortes por ano

Hoje, 09 de junho, é celebrado o Dia da Imunização. A data reforça a importância de vacinas no combate a doenças infecciosas como gripe, tétano, caxumba, entre outras, como o próprio coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação evita de dois a três milhões de mortes por ano.

A discussão torna-se ainda mais relevante agora com a pandemia de covid-19 já que, após o início das imunizações, surgiram muitas fake news sobre o tema como alteração no DNA e câncer de mama como consequência. Confira abaixo a explicação para alguma delas:

Alteração no DNA: após alguns boatos sobre modificação genética causada pela vacina, a Agência Lupa foi atrás de comprovações científicas para esta afirmação, comprovando, portanto, que não se passava de uma fake news. “As vacinas não modificam nem o nosso mRNA, nem o nosso código genético, de forma alguma. O que elas fazem é provocar uma resposta imunológica do organismo frente àquele corpo estranho, sem riscos de alterações genéticas”, explicou ao veículo o médico Gilmar Reis, professor do Departamento de Medicina da PUC Minas.

Câncer de mama: o Instituto Butatan criou uma página com alguns fatos e fakes sobre o coronavírus. Uma das informações desmentidas pelo órgão foi o diagnóstico de câncer de mama provocado pela vacina. O que acontece é que, em alguns casos, há um inchaço temporário dos linfonodos, mas que desaparece após quatro semanas, em média.

Chips implantados para controle populacional: de acordo a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, apesar da evolução de projetos feitos com silícios, não existem, em nenhum lugar do mundo, chips líquidos ou solúveis em plasma. Além disso, mesmo que existissem exigiriam um investimento muito grande e que não compensa visto que, roubo de informações, por exemplo, pode ser feito online e com um custo muito menor.

É importante que caso surja qualquer dúvida sobre a vacina contra o covid-19, ou qualquer outra doença, procure especialistas que te informarão com dados reais e relevantes sobre o fato. Além disso, atente-se à sua caderneta de vacinação e veja se estão todas em dia. O Ministério da Saúde possui um Calendário Nacional de Vacinações para te ajudar nessa organização e mais de quarenta delas são disponibilizadas, gratuitamente, pelo SUS.


Compartilhe nosso conteúdo!
    notícias relacionadas
      Conheça a história da Kayrone, aluna da oficina de Jiu Jitsu que ganhou bolsa para estudar em uma academia renomada
      Conheça a história dos irmãos Kelvin e Kelveson que fazem da dança de rua parte de suas vidas
      Luiz, aluno do curso de Gestão de Projetos, conta como foi a experiência de sair qualificado e empregado
      Mikaelly conta como foi a experiência de participar do curso de arquitetura e construir o próprio projeto de reforma do nosso escritório.